Topo

Chevrolet procura substituta para S10

UOL Carros

15/06/2011 17h01

Atualizado às 18h46

Da Redação

A GM vem testando, há vários meses, diferentes picapes médias em território nacional. A aparição anterior ocorreu no começo do mês, quando uma caminhonete semelhante à japonesa Isuzu D-Max, mas ostentando a gravatinha dourada da Chevrolet, foi flagrada pelo site parceiro Carsale (veja aqui). Agora, é o blogueiro Sérgio Holanda, do HolandaPE4x4, quem envia imagens feitas por Daniel Shimomoto de uma picape "desconhecida" circulando em Ribeirão Preto, no interior paulista, na manhã desta quarta-feira (15):

Fotos: Daniel Shimomoto/HolandaPE 4×4

Acima e abaixo, fotos de picape da GM circulando com placas de teste de São Caetano do Sul (SP)

As imagens de frente e traseira não deixam dúvida: a picape avistada corresponde a um exemplar de configuração mais simples da Chevrolet Colorado, truck de entrada da marca nos Estados Unidos, vendido com preço inicial de US$ 17.145 (pouco mais de R$ 27.400).

O que duas picapes tão diferentes fazem por aqui? Ambas servem de estudo, muito provavelmente, para a substituta da veterana S10, que é líder de mercado, mas sofre com a idade avançada. Não há indícios, porém, de que qualquer uma delas seja candidata direta ao cargo e por duas razões, a nosso ver: 1. Tanto a Colorado, quanto a D-Max estão no fim do ciclo de suas atuais gerações e possuem características mecânicas e visuais defasadas (você compraria uma picape com a frente dividida da Colorado acima?); 2. Recentemente, no Salão de Bancoc (Tailândia), foi apresentado o conceito da nova geração da Colorado (na imagem abaixo e neste link aqui), alinhado à atual identidade da Chevrolet e mais preparado para encarar a concorrência, no exterior e também aqui:

Bangkok International Motorshow
Salão de Bancoc mostrou conceito que antecipa próxima geração da Chevrolet Colorado

Uma das futuras rivais, por exemplo, será a nova geração da Ford Ranger, também desenvolvida na Tailândia, e que será mostrada a partir desta semana no Salão de Buenos Aires. Ela será fabricada na Argentina no próximo ano, de onde será importada para o Brasil.


A nova Ranger será importada ao Brasil da Argentina, como a Volkswagen Amarok

P.S.: Alguns leitores levantaram a hipótese da picape flagrada ser, na verdade, a Effa Plutus. UOL Carros entrou em contato com a assessoria da marca chinesa, que descartou se tratar de uma unidade deles. Na verdade, há apenas um exemplar da Plutus rodando no Brasil. Cinza e sem placa de São Caetano do Sul, ele foi mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo e também pode ser visto no álbum de fotos abaixo.

Repare que a confusão é justificada pelo visual "profundamente inspirado" na Colorado americana, mas com ligeiras diferenças — largura da faixa que divide faróis e grade frontal, arremate de caixas de roda do capô e das lentes dos faróis, vincos de portas e da lateral da caçamba e ausência da faixa de borracha na calha do teto, entre outros.

Quer opinar, dizendo o que achou e qual picape prefere? Utilize o campo de comentários abaixo.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.