Topo

Na Líbia, Hyundai é uma tortura (literalmente)

UOL Carros

04/03/2011 15h57

CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros

Título de uma reportagem do jornal espanhol ABC, que, como outros daquele país, faz uma cobertura intensiva dos conflitos na Líbia: "O país inteiro era uma cadeia". No texto, um ex-prisioneiro político relata as tenebrosas condições em que cumpriu sua pena, além das torturas que sofria no cárcere. Olha o que ele diz:

A la peor de las torturas los carceleros la llamaban "Hyundai", como la marca del coche. "Te ataban como un ovillo, te quedabas como cuando tres personas se sientan en la parte trasera del coche coreano, de ahí su nombre, metían una barra bajo las rodillas y te colgaban del techo boca abajo durante horas y horas".

Sim, você entendeu direitinho o que está em espanhol: a tortura que os repressores líbios chamam de Hyundai é, nada mais, nada menos, que o famoso pau-de-arara, suplício que durante a ditadura militar vitimou até a atual presidente Dilma Rousseff — há quem diga que é uma invenção 100% brasileira.

Para quem não liga o nome à prática, ao lado há uma informativa ilustração.

Basicamente, o que a graçola semântica dos meganhas líbios quer dizer é que nessa tortura o sujeito fica espremido e com os braços em torno do joelho como se estivesse no banco traseiro de um Hyundai — que eles usam como sinônimo de carro apertado, lateral e verticalmente.

Certamente há modelos da Hyundai que não são assim (ou, melhor dizendo, não há nenhum modelo da Hyundai que seja assim, trata-se de uma caricatura), mas é um fato que cada vez mais carros que tenho conhecido por dentro, em salões internacionais, eventos e avaliações, apresentam as seguintes características:

1) Só levam três pessoas atrás se elas forem MUITO queridas entre si;
2) Só levam atrás quem tenha no máximo 1,75 metro, em alguns casos até menos que isso;
3) Só levam atrás quem não tenha pernas.

Os exemplos são muitos, e não serei injusto de citar este ou aquele carro ou marca, como arbitrariamente faziam os torcionários líbios. Da parte de UOL Carros, sempre fica a responsabilidade de, na análise de um modelo, deixar bem claro o que cabe ou não cabe no assento traseiro. E quase nunca são três pessoas — apesar do que dizem as montadoras e até mesmo o documento do seu veículo.

Fica a dica para a próxima geração de torturadores de um eventual futuro Gaddafi: em vez de "Hyundai", usem simplesmente "carro" ou "banco de trás".

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.