Topo

De carro, moto, bike ou a pé, cidadão precisa de respeito

UOL Carros

28/02/2011 15h23

O fato (grave) ocorreu no começo da noite de sexta-feira e acabou sendo "engolido" por outras notícias do final de semana, embora tenha sido relatado pela mídia: um bancário investiu com seu carro (um VW Golf preto) sobre um grupo de cem ciclistas do movimento Massa Crítica, que percorriam ruas do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre (RS). Pelos menos 15 pessoas foram atropeladas, sendo que ao menos oito tiveram de ser atendidas em hospitais. Vídeos do ocorrido ganharam a web durante o final de semana e, nesta segunda-feira, os envolvidos começam a ser ouvidos pela polícia (leia mais sobre o caso aqui e aqui), que investiga se foi um ato acidental ou criminoso.

O relato de algumas vítimas e testemunhas pode ser acompanhado nas imagens abaixo:

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/9620377[/uolmais]

UOL Carros não costuma tratar do veículo bicicleta em suas reportagens, embora sempre aborde o assunto "duas rodas" e publique conteúdo sobre motos de diversos parceiros e da agência Infomoto. Ainda assim, prezamos sempre por um trânsito em harmonia, onde todos — motoristas de carros, motociclistas, pedestres e também ciclistas — possam se deslocar e chegar bem ao seu destino, seja este qual for.

Respeito a si próprio e a todos os outros é fundamental a qualquer momento e em qualquer local da vida em sociedade. No trânsito, inclusive.

Esperamos que o caso seja investigado e que as providências cabíveis sejam tomadas. E nos solidarizamos com os feridos — deixamos aqui, também, o apoio a iniciativas como a "Bicicletada" marcada para a tarde desta segunda-feira (28/2) em São Paulo (saiba mais aqui), ou para o ato em Porto Alegre, na terça-feira (1º de março), contanto que todas essas ações lutem por um trânsito mais humano, não apenas pelo revide de agressões.

Precisamos de ruas em paz.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.