Topo

Peugeot mostra o 408 e 'esconde' o 508 dos internautas

UOL Carros

13/02/2011 22h31

CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros

Nesta quarta-feira (16) vamos ao Rio de Janeiro, a convite da Peugeot, para conhecer e testar o novo sedã da marca, o 408. Trata-se de um dos membros da "família 8" da fabricante, que adota um sistema mais ou menos lógico para nomear seus carros: o primeiro número da centena indica o porte do modelo, o segundo é um zero que não significa nada (a não ser que o nome seja um milhar e haja dois zeros, significando um veículo "especial"), e o terceiro é a família ou geração.

Assim: o 308 é o irmão menor, o 408 é o do meio e o 508 é o maior. Já o crossover 3008, como dissemos, leva esse nome (ou número) exatamente porque é um crossover (na Europa existe o 5008, maior do que ele).

Murilo Góes/UOL
O Peugeot 408 no Salão de São Paulo: você certamente já o viu na internet…

Bem, vamos ao que importa: nesta semana o Brasil vai saber tudo, ou quase tudo, sobre o 408 — no que se refere a design, conteúdo, posicionamento de mercado e, claro, comportamento dinâmico. Quando vimos o carro no Salão de São Paulo o cobrimos de elogios, chamando-o inclusive de "joia". Ele é bonito mesmo, e fará um bem ao mercado quando substituir por aqui, de uma vez, o 307 Sedan e o 407, dois carros cansados e hoje desprezados pelos compradores.

Exatamente uma semana depois do lançamento do 408, a Peugeot reunirá novo grupo de jornalistas para uma apresentação do 508, sedã de porte maior (que em diversos mercados será o efetivo substituto do 407) mostrado inicialmente no Salão de Paris do ano passado.

Por ora, não se sabe o destino do 508 em nosso mercado — e, por ora, a grande maioria dos brasileiros continuará sem saber, já que portais e sites especializados em carros não foram convidados pela Peugeot para conhecer o sedã grande. Seu evento será restrito à mídia impressa e a alguns programas de televisão (todos com méritos próprios e justo assento na cobertura automotiva, diga-se). 

O jornalista que assina este post acredita que a internet, que atinge milhões de pessoas e que, em suas reportagens sobre carros, pode oferecer recursos como álbuns com dezenas de fotos, vídeos, enquetes e fóruns, além de manter arquivos para consultas a qualquer tempo, e que ainda por cima faz tudo isso sem custo para o leitor, é uma realidade que não deveria ser ignorada por quem deseja fazer seus produtos conhecidos.

Como bem notou uma colega jornalista de um outro portal, nesta semana os sites vão falar do 408, daqui alguns dias as revistas automotivas falarão do 508, e enquanto isso já rodam por aí, e são flagrados por leitores, diversos exemplares do 308, que ainda está por ser lançado no Brasil.

Impossível oferecer informação de qualidade em meio a uma salada de números servida assim, de modo tão confuso e fragmentado. Quem perde, no final das contas, não é apenas o fã de carros que optou pela internet como meio preferencial de contato com sua paixão. É, em suma, o consumidor.

Em tempo: UOL Carros esteve no Salão de Paris 2010 e mostrou o 508 em sua cobertura (como em todo autoshow, sem dirigi-lo), elegeu-o como um dos destaques do evento e ainda propôs um grupo de discussão sobre o estilo do modelo, abrindo espaço à opinião do ente mais importante da comunicação: o receptor (revisite-o aqui). Esse tipo de interação imediata, franca e livre por parte do leitor é uma das muitas características exclusivas da internet na comparação com outros meios.

Em tempo 2: Justiça seja feita, a prática de deixar a internet fora de determinados eventos e apresentações de carros não é exclusiva da Peugeot.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.