Topo

Depois dos utilitários, chegou a hora da Chana vender carros

UOL Carros

01/11/2010 21h11

RODRIGO LARA
Colaboração para o UOL

A Chana ficou conhecida no país por dois motivos: o seu nome peculiar — piada pronta em português, mas bravamente mantido pela marca — e seus pequenos utilitários, como o modelo Star e o Star Utility. A 26ª edição do Salão do Automóvel marca a chegada dos carros de passeio da montadora ao nosso mercado (no salão, como os Haima, também apareceram em cima da hora para os dias de público). 

No estande da Chana estão expostos três modelos: os compactos Benni e Mini Benni e o Alsvin, nas carrocerias hatch e sedã (sendo este um candidato forte ao título de nome mais horroroso — Alsvin, leia de novo — do nosso mercado). Os modelos lembram carros japoneses do final da década de 1990 e início dos anos 2000, com grandes faróis, no caso da dupla Benni, e lanternas "invocadas", que remetem ao esportivo Mazda RX-8, no caso do Alsvin. Se não são expoentes de modernidade, pelo menos o desenho dos carros é correto.


Compacto Benni, da Chana, tem visual bem acertado; propulsor é 1.3 de 85 cavalos

No quesito motorização, o Mini Benni vai de 1,0 litro de 69 cv (compatível com o baixo peso, de 870 kg), o Benni utiliza um 1,3 litro de 85 cv e os Alsvin, um 1,5 litro de 98 cv.

O acabamento dos modelos é simples, com destaque para o desenho do painel do Alsvin, que contam com uma faixa imitando metal que o atravessa completamente. O modelo tem espaço interno bom, podendo levar quatro ocupantes sem problemas.

O que causa estranhamento é a traseira do Mini Benni. A tampa do porta-malas na cor preta destoa do restante da carroceria, parecendo um enxerto. As lanternas, que possuem bolhas que saltam da carroceria, também não ajudam a compor essa parte do visual do veículo.

Os modelos devem chegar ao país em 2011, com preços variando dos R$ 29 mil, no caso do Mini Benni, até cerca de R$ 40 mil, valor que deverá ser cobrado pelo sedã Alsvin. São preços um pouco mais altos do que a média praticada pelos chineses, o que coloca os novatos em rota de colisão com modelos já estabelecidos em território nacional. Resta aguardar para ver como a Chana se posicionará dentro da iminente ofensiva chinesa.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.