Topo

Eleição é vista com indiferença no Salão

UOL Carros

31/10/2010 22h05

EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação

Nem o feriado prolongado, nem o segundo turno das eleições afastaram o público do Pavilhão do Anhembi neste domingo (31). Pelo contrário, o que se viu foram corredores e estandes lotados no final do primeiro fim de semana do 26º Salão do Automóvel, conforme se nota pela foto abaixo:

Fotos: Eugênio Augusto Brito

Anhembi lotado neste domingo, 31, dia de 2º turno das eleições… e de Salão do Automóvel

Quase toda atração tinha uma fila de observadores e dezenas de outras pessoas esperando sua vez de chegar mais perto do objeto de interesse. E, como é habitual em ambientes assim, o tempo parecia obedecer a uma lógica singular, descolada da que rege a vida "lá fora".

Assim, enquanto uma nação que foi às urnas esperava ansiosamente o resultado sobre seus novos governantes, dentro do Anhembi as mãos tremiam apenas pela oportunidade de chegar perto de um dos lançamentos, ao passo em que o suor escorria só para denunciar o clima abafado do pavilhão.

Às 20h04 da noite (seguindo a hora oficial de Brasília), o Brasil foi formalmente introduzido ao novo presidente eleito, no caso à presidente Dilma Rousseff, primeira mulher a ocupar o cargo. No Anhembi, porém, nada de aplausos ou apupos.

Acima, público vibra em show no estande da Volks, enquanto multidão se aglomera
para ver Dodge Challenger queimar tudo no espaço do Grupo Chrysler
(abaixo)

Um grupo agitava os braços, mas estava apenas seguindo ordens do mestre de cerimônias de um show promovido no estande da Volkswagen. Metros adiante, uma pequena multidão se aglomera em círculo: não estavam ouvindo de alguém o resultado do pleito, mas atentos à demonstração de vigor do Challenger SRT no espaço da Chrysler. Festa no ambiente da Chevrolet? Era só o convescote de alguns VIPs, felizes por poderem ver e tocar o pony car Camaro.

Já no estúdio improvisado de uma rádio de notícias, montado em um dos corredores próximos à ala de alimentação, quase nenhum movimento, apesar dos falantes anunciarem em alto e bom som o percentual obtido pela futura governante do país. Aliás, aquele era o lugar mais vazio (senão o único sem público) de todo o Anhembi.


"Vazio demográfico" no estúdio de rádio, apesar de falantes anunciarem resultado das eleições

Conversando com alguns passantes, ficou claro que o visitante do salão não estava alienado — na verdade, isso é algo quase inconcebível em tempos de smartphones, SMS etc. De fato, ocorre que o grande assunto no Salão do Automóvel é… automóvel. Sempre.

""Ficamos sabendo do resultado (eleição de Dilma) porque as pessoas comentam aqui e ali, tem uma conversa de fundo, mas viemos para ver as novidades do salão", explica o conferente Aldo Brasil, 35 anos, que veio de Santos (após votar), no litoral paulista, com mais três pessoas da família e se surpreendeu com a variedade de modelos expostos.

Sim, pelo visto, política no Salão do Automóvel só após as 22h, quando os portões do Anhembi se fecharem.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.