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Estranhas no ninho, motos marcam presença no Anhembi

UOL Carros

30/10/2010 15h11

Da Infomoto

A 26ª edição do Salão do Automóvel, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP) até 7 de novembro, apresenta 450 diferentes automóveis de 42 marcas, mas também abre espaço à participação de modelos de duas rodas e outros veículos em prol da mobilidade. As "estranhas no ninho" tem nome e sobrenome.

Lançada no início de outubro no Salão de Motos de Colônia (Alemanha), a BMW trouxe para o Brasil sua mais nova representante do segmento touring: a K 1600 GLT. Além de um design refinado, a moto está equipada com um enorme propulsor de 1,6 litro e seis cilindros. O primeiro nesta configuração fabricado pela BMW. O motor de 1.649 cm³ de capacidade gera 160 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 17,8 kgfm de torque máximo a 5.500 rpm.

Fotos: Mario Villaescusa/Infomoto

BMW K 1600 GLT custa R$ 106 mil, mais cara que muito carro de luxo

O que chama a atenção no novo modelo alemão é sua tecnologia embarcada: feios ABS integral, suspensões eletronicamente ajustáveis e farol de xênon. Detalhe: o farol se ajusta de acordo com o peso da moto e também acompanha a trajetória da motocicleta em curvas.

O preço sugerido é de cerca de R$ 106 mil. Só para comparar, a K 1600 GLT é mais cara que o BMW 118i Top, que custa R$ 93.530.

VFR 1200F E TRANSALP 700
Já a Honda trouxe para o salão dois produtos para pesquisa de mercado: a sport touring VFR 1200F, primeira motocicleta de série totalmente automática; e a trail XL 700V Transalp, equipada com motor bicilíndrico em "V".

Apesar da pesquisa de mercado, já é dada como certa a importação das duas motos para o mercado nacional. A VFR 1200F conta como motor de quatro cilindros em "V" de 76 graus, de 1273 cm³, refrigerado por líquido e injeção eletrônica PGM-FI. A potência máxima declarada é de 172,7 cv a 10.000 rpm e com torque máximo de 13,2 kgfm a 8.750 rpm.


Honda VFR 1200F é primeira motocicleta de série totalmente automática do mundo

No modelo não há pedal de embreagem, muito menos manete de embreagem. As trocas de marcha são feitas por meio de um seletor. Resultado: mais agilidade para retomadas e ultrapassagens. Outro ponto de destaque é o design requintado. A VRF 1200F traz ainda rodas de liga leve, pneus de perfil esportivo, suspensões ajustável e potentes freios.

Já a topa tudo XL 700V Transalp deve chegar ao Brasil para destronar a Yamaha XT 660R e desacelerar o crescimento das vendas da BMW G 650 GS. Veterana no mercado europeu, a Transalp 700 traz motor bicilíndrico em "V" de 680,2 cm³ de capacidade, refrigerado à água e com sistema de injeção PGM-FI. Gera 60 cv a 7.750 rpm e 6,12 kgfm a 5.500 rpm.

Versátil e pronto para encarar qualquer adversidade, seja na cidade ou no campo, o modelo é encorpado, traduzido pelo tanque de combustível de 17,5 litros e também pelo conjunto óptico dianteiro, com farol redondo e para-brisa.

Na Europa há uma versão equipada com sistema de freios ABS. O que nos resta agora é só esperar…

De quebra, a marca nipônica apresenta também a CG 150 Fan ESDi 2011, que conta com a tecnologia Mix Fuel Injection. A outra novidade é que a motinho está equipada com freio a disco na dianteira. A nova CG Fan, que começa a ser comercializada em novembro.

DE CARONA
Na estande da Ford, a nova Yamaha XTZ 250 Ténéré foi estrategicamente colocada na caçamba de uma picape Ranger Sport. A trail está equipada propulsor de 250 cm³ com injeção eletrônica, que gera 21 cv a 7.500 rpm e torque máximo é de 2,10 kgfm a 6.500 rpm.

No novo modelo Yamaha a relação de marchas foi alongada para melhorar o desempenho na estrada. Outra destaque é seu visual arrojado, de acordo com a família Ténéré 660 e 1200. O tanque com capacidade de 16 litros de gasolina oferece autonomia de mais de 400 quilômetros .

EXOTISMO
Atenta às novas tendências de mobilidade urbana, a Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel uma solução bastante inovadora para deslocamentos de curta distância: o protótipo Bik.e . Com design inovador, o modelo tem autonomia de 20 km, velocidade máxima de 20 km/h e pesa somente 20 kg.

Dobrada, a bicicleta, que tem rodas de aro 20, pode ser carregada no compartimento do estepe ou no porta-malas do veículo. A bicicleta tem um sistema de recarga a partir do próprio sistema elétrico do veículo, estando sempre pronta para uso.

Já a Honda exibe o U3-X, um dispositivo de mobilidade pessoal. O sistema é o primeiro do mundo que permite o movimento em todos os sentidos. Compacto e construído sobe uma única roda, o monociclo hi-tech se encaixa entre as pernas do usuário, assegurando livre circulação.

Além disso, o "piloto" do U3-X pode ajustar a velocidade, mover, girar e parar em todas as direções. Para mudar de direção, basta inclinar o corpo para o sentido desejado. Essa forma de controle permite que o usuário se mova a uma velocidade de até 6 km/h.

Para quem gosta de um pouco mais de emoção, a Polaris do Brasil apresenta na 26ª edição do Salão do Automóvel sua linha completa de modelos side by side. Ou seja, veículos que podem transportar duas ou quatro pessoas. Esses "mini-jeeps" estão equipados com duas versões de motores (mono ou bicilíndricos), que vão de 498 a 760 cm³ de capacidade. Já as potências variam de 36 a 55 cv.

Outro destaque da Polaris é o modelo Ranger EV. Equipado com motor elétrico de 48 volts, cujo desempenho pode ser comparado a um modelo à combustão de 30 cv de potência. O Polaris EV chega a uma velocidade máxima de 40 km/h e conta com tração integral nas quatro rodas. (por Aldo Tizzani)

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