Topo

Volvo expõe o sedã S60 e seus sistemas de segurança

UOL Carros

26/10/2010 12h01



EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação

A Volvo traz ao Brasil, neste Salão do Automóvel, a nova geração do sedã S60, modelo lançado mundialmente no Salão de Frankfurt em 2009 e que tem como grande diferencial a segunda geração do sistema City Safety com detector de pedestres. Ele combina sensores e câmeras para verificar o perímetro e identificar obstáculos de maior (outros veículos) ou menor (pessoas) massa, e acionar os freios caso o motorista não o faça a tempo.

Vale dizer que o sistema tem limite de ação determinado pela velocidade do veículo (parada total a até 35 km/h, redução de velocidade acima disso) e que falhou em alguns testes ao redor do mundo em pelo menos duas oportunidades, ambas registradas pela imprensa.


Sedã Volvo S60 chega com pacotão tecnológico e visual mais interessante

Há ainda uma série de dispositivos eletrônicos, como o controle ativo de estabilidade e o controle de tração em curvas, que auxiliam na direção do modelo e que, como o City Safety, chegam a interferir na conduta do motorista. Por fim, botões "On call" e "SOS", localizados no painel, ligam carro à central de emergência da Volvo, que está apta (pelo menos é o que promete Anders Norinder, presidente da Volvo para a América Latina) a resolver problemas com o carro ou de segurança.

Com visual esportivo e mais delgado que o do crossover XC60 — repare no conjunto afilado formado pelos faróis, grade frontal e parachoques –, o modelo vai concorrer com carros do segmento premium, como Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

As vendas começam após o Salão, com entregas no primeiro trimestre de 2011, e os preços devem ficar em torno dos R$ 110 mil para a versão com motor T4 — apenas versões com motores turbinados serão entregues no país. O estande da Volvo também traz a linha esportivada R-Design para o hatch C30 e o crossover XC60, já disponíveis na linha 2011.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.