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Volkswagen aponta Saveiro Rocket para Fiat

UOL Carros

25/10/2010 13h00

EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação

Atualizada às 11h42 de 26/10

Existe uma tese, discutida por profissionais e amantes da indústria automotiva, sobre a função da picape compacta no ideário do consumidor brasileiro: para alguns, modelos deste segmento representam no nosso país o papel que os cupês têm no exterior.

A Volkswagen parece ter desenvolvido o mote em seu estande no Salão do Automóvel 2010, onde a principal atração é Saveiro Rocket, versão conceitual da picape derivada do Gol que assume o rótulo de cupê (para desespero dos puristas): por meio de um arco, o teto se une ao santantonio e estende o espaço da cabine em direção à caçamba, que é fechada e conta com prolongamentos que lembram propulsores.


Saveiro Rocket pode introduzir elementos como o motor turbo e o visual esportivo na linha Volks

O nome, aliás, é bastante apropriado ("rocket" é foguete na língua inglesa): com pintura esportiva, rodas aro 18, apêndices aerodinâmicos emprestados da linha Cross, suspensão rebaixada (36 mm na dianteira e 60 mm na traseira em relação à picape original) e abuso dos faróis de LEDs, a Saveiro Rocket conta com motor 1.4 turbo movido a gasolina pura (E0) capaz de gerar 122 cavalos de potência às 5.000 rpm e torque generoso de 20,4 kgfm a breves 1.400 giros. Gerenciado pelo câmbio de cinco marchas do Golf GTI, o protótipo alcança 200 km/h de velocidade máxima. Para segurar o bólido, discos de freios com 312×25 mm na dianteira e 256x22mm na traseira, equipados com ABS e EBD.

Por dentro, bancos do tipo concha e equipamento para deixar muito veículo de luxo para trás: há som premium, equipamento de navegação e airbags.

Claro, há pouca chance de se ver este modelo vingar na linha de produção da Volks, mas algumas de suas soluções podem ganhar as ruas embutidas em outras carrocerias. Quer exemplos? Eles estão na linha da rival Fiat, que conta com modelos Sporting (com visual esportivo) e T-Jet (com mecânica esportiva e, veja só, motor 1.4 turbo) e poderia finalmente encontrar concorrência.


Novo Jetta chega no primeiro trimestre de 2011 com frente mundial: sedãs se perderam com nova identidade

Mais fácil será encontrar a nova linha Premium da marca: primeiro você verá a picape média Amarok na configuração Cabine Simples; depois, já em 2011, será a vez do sedã médio-grande Jetta, que adota a nova identidade da Volks, mas com resultado mais genérico que o obtido pela perua Jetta Variant; por fim, chegam a nova geração do SUV Touareg (que também pode desembarcar na versãoV6 híbrida, "a depender da demanda e da conclusão de estudos") e do sedã grande Passat, lançado há pouco no Salão de Paris.

Quanto aos sedãs, fica o registro: se a solução da "frente única" se mostra "classuda" e acertada em modelos da Audi, o mesmo não pode ser dito em relação aos da Volks. Isso porque, enquanto Fox e Polo ganharam prestígio com a grade afilada e os faróis arrojados, a busca pelo denominador comum fez Jetta e Passat diminuírem. Quer discutir esta ou a primeira tese? Use o campo de comentários.

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