Topo

Para a Nissan do Leaf e do March, futuro é pequeno e elétrico

UOL Carros

25/10/2010 17h40

RODRIGO LARA
Colaboração para UOL Carros

As fabricantes automotivas olham para o Brasil com água na boca já desde antes de o país tornar-se o quarto mercado mundial de veículos. Esse apetite é compartilhado pela japonesa Nissan, que ainda ostenta números tímidos de participação nas vendas no país.

Em sua apresentação durante o Salão de São Paulo nesta segunda-feira (25), os executivos da montadora resolveram "bombar" dois carros, basicamente. O elétrico Leaf, alardeado pela marca como o primeiro carro movido a eletricidade com produção em alta escala, e o compacto March, modelo popular com o qual a fábrica planeja alavancar decisivamente suas vendas no Brasil.

O Leaf, "carro verde" da montadora, é capaz de chegar a 145 km/h e possui a autonomia de 160 km com uma carga de bateria. Números somente medianos, mas é o preço a se pagar pela inovação. A Nissan alardeia que o Leaf proporciona uma economia de R$ 14 mil em três anos, somente pelo fato de dispensar visitas ao posto de combustível. Sabe aquele frentista que virou amigão com o passar dos anos? Compre o Leaf e essa amizade se acabará.

Já vendido no Japão e nos Estados Unidos, o Leaf não tem data para desembarcar no Brasil, mas é objeto de possíveis convênios entre a Nissan e órgãos e administrações públicas — há um protocolo de intenções assinado com a Prefeitura de São Paulo.


Novidade no Salão de São Paulo, como o March, é assim mesmo: tudo mundo quer mexer

Já o March é um carro mais convencional. Lançado em 2010 no Japão, na China, na Índia e na Tailândia, o modelo deve desembarcar por aqui em 2011. Construído sobre a plataforma global V, ele é o típico carro "pequeno por fora, grande por dentro". Com ele, a marca quer alcançar os 5% de mercado até o final de 2014 — vendas que seriam amparadas por uma base de mais de 200 concessionárias, número planejado para o final de 2012.

Na apresentação ainda foram citadas as versões especiais da minivan Livina (Night & Day) e da picape Frontier (Strike), porém sem a mesma pompa. Para a Nissan, o futuro é compacto e elétrico.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.