Novo Focus chega à Europa em 2011; Brasil terá de esperar
CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros, enviado especial
O carro já havia aparecido no Salão de Detroit deste ano, e agora a Ford resolveu trazer para o Salão de Paris a próxima geração do Focus, que deve começar a ser produzida no final de 2010 nos Estados Unidos (Estado de Michigan) e na Europa (Alemanha), e depois na Rússia e na China. O carro chega às lojas europeias já no começo de 2011.
De acordo com informações da fabricante, o novo modelo — desenvolvido em terras europeias — será vendido em 120 países, com 80% de peças em comum. Isso porque o Focus emprega a nova plataforma C, para uso global em carros médios. Será mais barato produzi-lo.
A produção para o mercado sul-americano, que inclui o Brasil e a Argentina (de onde vem o nosso atual Focus), ficou para o fim da fila, talvez até depois da China, onde a fábrica local só deve começar a operar no começo de 2012.
Vale lembrar que o Focus "brasileiro" acaba de ganhar o novo motor Sigma 1.6 bicombustível, que deu uma bela impulsionada nas vendas da carroceria hatch. Na Europa, a atual geração será fabricada até meados de 2011, e então descontinuada.
Logo ninguém mais vai poder dizer que traseira do Focus é "genérica"
CLIQUE NA IMAGEM e veja mais detalhes do sedã
Os carros mostrados aqui em Paris são o sedã, hatch, station wagon (que provavelmente jamais será vendida no Brasil) e a versão esportiva ST. Em termos de estilo, a dianteira mudou, mas não muito — o que chama mesmo a atenção nos carros dois e três-volumes é como suas traseiras são completamente diferentes da geração atual.
Basta dizer que o hatch tirou as lanternas das colunas, onde ficavam margeando a janela, e as colocou na parte inferior, invadindo os para-lamas. Já o sedã, cuja traseira "genérica" sempre foi motivo de muxoxos de desprezo ou indiferença, ganhou mais personalidade com novas lanternas bem horizontalizadas e um falso spoiler na tampa do porta-malas. Por fim, a versão esportiva ST, que é somente hatchback, possui uma grade negra do tipo "bocão" bem imponente e agressiva.
Focus ST promete sangue quente na nova gama do modelo
CLIQUE NA IMAGEM e veja mais fotos do esportivo
O novo Focus chegará ao mercado europeu prometendo muito conteúdo tecnológico, inclusive itens (de série ou opcionais) que normalmente são encontrados apenas em carros de segmentos superiores, como assistentes de estacionamento e de manutenção de faixa de rodagem e câmera de ré. Quantos aos motores, na Europa a gama vai contar com unidades 1.6 a gasolina (EcoBoost, com 150 ou 180 cavalos de potência, esta última com 24 kgfm de torque) ou a diesel (Duratorq), e também com um 2 litros diesel (Duratorq). Os propulsores menores terão sistema stop/start.
Já o Focus ST deve ser lançado apenas em 2012 (nada foi dito ainda sobre a América do Sul), com a grife da divisão de performance da marca — Ford Team RS — e o papel de carro de imagem da nova gama. Com o motor 2.0 EcoBoost "mexido" para melhorar a performance, ele poderá entregar até 36 kgfm de torque e 250 cavalos de potência.
Fotos: Murilo Góes/UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.