Topo

Hyundai ix20 não causa mesmo impacto que 'primo' mais velho

UOL Carros

30/09/2010 18h18

CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros, enviado especial

A Hyundai aproveita o Salão de Paris para lançar um novo modelo, o ix20, uma espécie de ix35 em escala menor. Voltado para o uso familiar, mas com uma pegada um pouquinho menos careta que a usual entre os monovolumes e as minivans, o carro é fabricado na planta da sulcoreana localizada na República Tcheca e não tem previsão de lançamento fora da Europa.

Assim como no Brasil, a Hyundai europeia faz da longa garantia um apelo de vendas: a do ix20 é de cinco anos, sem limite de quilometragem, e oferece ainda, ao longo do mesmo prazo, assistência ao usuário (socorro em panes, por exemplo) e check-ups técnicos. Não foi dito, é claro, se há letrinhas pequenas no contrato.

Na Europa, o alvo mais direto do ix20 é o Citroën C3 Picasso, disponível no Brasil sob o nome Aircross e vestido de aventureiro. Outro expatriado oriental que pode ser visto como potencial rival do sulcoreano é o Honda Fit, que aqui é vendido como Jazz.


Pare de olhar para as moças e repare na grade do ix20: o que é isso?

Mesmo seguindo a diretriz de design da "escultura fluida", que tem origens remotas na obsessão cinética dos futuristas do início do século passado, o ix20 nos pareceu bem sem graça. Visto pela frente, apresenta duas depressões inexplicáveis no capô, logo acima dos faróis, e uma grade com um desenho irregular, que dá a impressão de ter sido rabiscado às pressas na prancheta do projetista. A traseira, antiquada, não ajuda muito. Perde feio na comparação estética com seu irmão de plataforma, o Kia Venga (também sem previsão de vendas no Brasil).

Os motores disponíveis são três: dois 1,4 litro de 90 cavalos (um a gasolina e outro a diesel) e outro um pouco maior, de 1,6 litro e 125 cv. Os preços não foram divulgados.

Os visitantes do salão parisiense também poderão ver no estande da Hyundai o Genesis Coupé e o sedã de luxo Equus, criado para concorrer com os topo de gama das fábricas alemãs — Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S.

Foto: Claudio de Souza/UOL

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.