Topo

Os presentes dos donos da festa em Paris: elétricos e 508

UOL Carros

29/09/2010 08h41

CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros, enviado especial

Como é natural, o Salão de Paris é um belíssimo palco para as fabricantes de carros francesas. PSA Peugeot Citroën e Renault usam o evento para mostrar suas novidades em modelos de produção e conceitos — as alemãs fazem a festa no Salão de Frankfurt, que acontece nos anos ímpares.

Para este ano, a principal aposta da PSA em termos de "o futuro, agora", como diz o slogan do salão, é a dupla de gêmeos Citroën C-Zéro e Peugeot iOn. São dois carrinhos elétricos derivados do Mitsubishi i-MiEV, com foco no mercado urbano europeu.


Citroën C-Zéro e Peugeot iOn: irmãozinhos elétricos e caros

A PSA quer colocar os dois nas ruas até o final de 2011. Ambos levam quatro passageiros em seus compactos 3,48 metros de comprimento. O motor elétrico impulsiona as rodas traseiras, e a autonomia com uma carga da bateria — sempre uma questão espinhosa — chegaria a 150 km, de acordo com a fabricante (a depender do modo de utilização: ligar o ar-condicionado, por exemplo, restringe o alcance). Ambos podem ser recarregados numa tomada elétrica comum, por cerca de sete horas.

O problema principal é o preço: para ter um C-Zéro ou um iOn o motorista terá de desembolsar ardidos 30 mil euros, algo em torno de R$ 70 mil.

Para o apreciador de carros "normais", talvez a grande estrela "caseira" do Salão de Paris seja o Peugeot 508, sedã médio-grande (4,79 metros) que matará o 407 e que deve chegar às lojas no comecinho de 2011. O carro é importante porque, ao completar 200 anos de existência (120 deles fabricando carros), a Peugeot deu uma bela chacoalhada no seu design. Veja:


Peugeot 508: sedã é menos francês e mais "world class"

O "jeito felino de ser" da atual gama Peugeot foi substituído por uma silhueta que remete à BMW e uma dianteira com capô vincado e grade e conjunto óptico reformulados, um conjunto que lembra um pouco o Jaguar XF. Vale notar que o Citroën C5, "primo" estrutural do 508, continua com a mesma cara "citroënica".

As referências de estilo do 508 são luxuosas, sem dúvida, e também necessárias para concorrer no segmento premium — assim como o recheio do modelo, que inclui um avançado sistema de navegação, partida por botão, banco do motorista com massagem e ar-condicionado de quatro zonas. A motorização a gasolina deve incluir dois propulsores 1.6 (um deles sobrealimentado) e um 2.0; na Europa haverá opções a diesel e uma versão híbrida.

O preço? Aqui na Europa, cerca de 21 mil euros (R$ 50 mil) — ou seja, 9 mil euros a menos que o C-Zéro e o iOn. Qual você compraria?

Em tempo: o 508 será fabricado na França e na China — este, um mercado conservador em termos de estilo, que pode ter influenciado o novo design da marca. Quanto a ser vendido no Brasil, por ora há apenas rumores. Aguardemos.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.